A Redinspal no 24h TT Vila Fronteira 2011

Ao contrário do que se poderia pensar, a 14ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira não foi aziaga para as expectativas do Automóvel Club de Portugal (ACP), entidade organizadora da prova: bem pelo contrário, esta foi uma das edições mais concorridas de sempre, com nada menos do que 94 equipas inscritas para a prova, o que se traduz em 350 pilotos inscritos.

tt2011-01

A Redinspal esteve mais uma vez presente, apoiando a equipe formada por três excelentes pilotos, Marco Roque, Sérgio Cruz e Nuno Rodrigues que pela segunda vez consecutiva, com o seu UMM Alter Turbo, fizeram parte da lista das equipas inscritas, na maior prova de resistência de Todo Terreno Nacional.

Com a pista muito seca, os treinos das 24 Horas TT de Fronteira decorreram a um ritmo muito vivo, com menos de 40 segundos a separar o primeiro do 15º classificado. O que significa médias da ordem dos 96 km/h para uma pista de terra com 16 km de perímetro e algumas armadilhas.

O melhor tempo foi para o protótipo Asmo Porsche do francês Laurent Poletti, seguindo-se outra equipa francesa com outro protótipo (o Caze Buggy com Laurent Dornell como primeiro piloto) e no último lugar do pódio a equipa luso-francesa da Vodafone Team (que integra o campeão nacional de TT, Miguel Barbosa) com um protótipo BMW. Em 9º lugar a pick-up Toyota Hi-Lux de Carlos Rolla, João Ramos e outros, em 14º o protótipo Mini com Mário Raposo como primeiro piloto e em 15º outra pick-up, a Isuzu D-Max de Rui Sousa e outros.

tt2011-02

Para se ter uma ideia do grau de preparação dos carros, por exemplo a pick-up Isuzu do Team Prolama, de Rui Sousa, mesmo sendo um T2, ou seja um veículo não muito diferente dos de série, tem a potência de origem aumentada dos 160 para mais de 190 cavalos. E obviamente a suspensão é muito mais eficaz que a de série.

Refira-se que um dos grandes pólos de interesse da edição deste ano é verificar se as equipas portuguesas conseguirão colocar um ponto final no domínio das formações estrangeiras que vem já de há seis edições a esta parte, pois o último sucesso de pilotos portugueses data de 2003.

Será, por isso, interessante assistir a novo duelo entre os melhores pilotos portugueses e os valores estrangeiros que nos visitam, já que depois de seis edições consecutivas dominadas pelos pilotos franceses, no ano passado foi uma formação lusa a levar a melhor e impor-se à geral.

tt2011-03

Deste modo estarão em pista nomes nacionais como o campeão nacional de TT, Miguel Barbosa, Carlos Sousa, os irmãos Francisco e Nuno Inocêncio, Adélio Machado, José Pedro Fontes, Santinho Mendes, Paulo Marques, Edgar Condenso, Francisco Pita, João Ramos, Carlos Rolla, entre outros, face aos grandes especialistas franceses, em que pontificam os vencedores das 24 Horas de Paris deste ano e campeões gauleses de TT Resistência – Stephane Barby e Nicolas Clerget, que fazem equipa com Alexandre Andrade no carro que venceu a prova portuguesa no ano passado – para além de Mário Andrade e da vencedora do Challenge francês de duas rodas motrizes, Anne Perillous.

De destacar que Fronteira marcará a decisão da edição deste ano do Desafio Elf/Mazda, para a qual João Rato parte como grande favorito, com o piloto de Portalegre a surgir invencível na presente temporada, com uma vantagem de 33 pontos sobre Rui Lopes, 39 sobre Rui Barroco e 43 sobre Paulo Pinto, os únicos com hipóteses matemáticas de ainda poderem chegar ao triunfo.

Disputada sob excelentes condições atmosféricas, a prova alentejana foi bastante movimentada nas primeiras horas, com o francês Laurent Dornel (Caze Buggy) a impor o ritmo nas duas primeiras horas , ao fim das quais o BMW Oryx da equipa Vodafone passou para o comando, na altura com Miguel Barbosa ao volante.

tt2011-04

No entanto, Dornel voltou á primeira posição quando estavam cumpridas cinco horas de corrida, numa altura em que era já evidente a recuperação de Mário Andrade e do seu Moncé Clio V6, muito perto dos lugares do pódio.

Seria à 10ª hora que os vencedores da prova assumiriam definitivamente a primeira posição, não mais a largando até ao baixar da bandeira axadrezada, numa altura em que os seus principais adversários conheciam alguns problemas, muito em especial o BMW de Miguel Barbosa, que viria a partir o turbo e a abandonar.

Na segunda posição terminou a melhor equipa portuguesa, constituída por José Amado, Américo Santos e Igor Marques, ao volante de um Nissan Navara, beneficiando de uma condução muito segura e de uma grande fiabilidade mecânica para um brilhante resultado.

tt2011-05

O pódio ficou completo com o Renault Megane Proto da família Manfrinato – o pai, António, o filho Giovanni e o sobrinho, Michele – que travaram uma interessante luta com a equipa portuguesa, acabando por perder a segunda posição a duas horas do final, na sequência de um capotamento.

Saliência ainda para a vitória de João Rato, no Desafio Elf Mazda, com o piloto de Portalegre a assegurar o seu sucesso com o segundo lugar em Fronteira, já que Rui Lopes seria o mais rápido entre os pilotos das BT50.

tt2011-06

Chegar ao fim numa prova destas é desde logo um grande feito, quanto mais atingir o honradíssimo 36º lugar entre 94 equipas concorrentes. A Redinspal congratula-se por estar mais uma vez presente apoiando esta extraordinária equipa que cumprimenta e dá os maiores parabéns a todo o staff da equipa esperando poder estar novamente presente na próxima edição da prova, apoiando e resistindo até ao fim.

Estão mais imagens disponíveis no Facebook da Redinspal.

  • Publicado por
    Redinspal
  • Em